Blog Canadá é Agora

Os prós e contras em morar no Canadá

prós e contras em morar no Canadá

Muitas pessoas consideram a possibilidade de se mudar para outros países por diversas razões. No entanto, viver em um novo país não é uma tarefa fácil, pois traz consigo uma série de desafios, apesar dos benefícios. Continue lendo e saiba os prós e contras em morar no Canadá.

Atualmente, o Canadá tem se destacado como uma excelente pra se morar e motivos para isso não faltam: educação de qualidade, belas paisagens, possibilidades de aprender até dois idiomas e muito mais.

No entanto, existem também algumas desvantagens de morar no país. Continue lendo e saiba quais são os prós e contras em morar no Canadá.

Prós de morar no Canadá

As estações são bem definidas

Diferente do Brasil, no Canadá você poderá experimentar o melhor (e o pior) de cada uma das quatro estações do ano.

O verão, por exemplo, pode esquentar bastante, mas geralmente é ensolarado e lindo, sendo um dos melhores momentos para explorar o Canadá.

Na primavera as flores e folhas ficam lindíssimas, com cores vívidas e nessa estação você tem a oportunidade de conhecer o Festival das Tulipas de Ottawa.

Já o outono traz a magia das folhas mudando de cor, transformando as florestas canadenses em um espetáculo de tons laranjas.

Quanto ao inverno, é extremamente frio. Porém, se você curte esquiar e outros esportes de inverno, o Canadá é o lugar perfeito.

Possibilidade de fluência em dois idiomas

O Canadá é um país com duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Em diferentes regiões do país, pode haver uma preferência por um dos idiomas. Dependendo da região escolhida e da sua disposição, você tem a oportunidade de desenvolver fluência em ambos.

O ensino público é excelente

Diferente de alguns lugares, as escolas públicas canadenses são tão boas quanto as escolas particulares e oferecem um ensino de excelente qualidade. E a melhor é que o ensino primário e secundário é totalmente gratuito.

Saúde gratuita

Assim como no Brasil, no Canadá todos os cidadãos canadenses e residentes permanentes têm acesso a cuidados médicos essenciais, serviços hospitalares e testes de diagnóstico gratuitamente.

Além disso, a qualidade dos cuidados de saúde que você recebe está entre as melhores do mundo.

Contras de morar no Canadá

O inverno é rigoroso

Aqueles que desejam viver no Canadá devem se preparar para enfrentar temperaturas extremamente baixas, ventos cortantes e abundante queda de neve durante o inverno.

Em algumas cidades canadenses a média de temperatura no inverno atinge -15ºC, podendo chegar a impressionantes -40ºC. A sensação térmica também costuma ser baixa, e essas temperaturas extremamente frias podem persistir por até seis meses!

Essa condição climática pode ser surpreendente especialmente para os brasileiros acostumados ao clima tropical.

Apesar de as residências, os transportes públicos e os interiores comerciais dispõem de sistemas de aquecimento, qualquer exposição ao ambiente externo durante o inverno pode ser dolorosa para aqueles não familiarizados com o frio intenso.

prós e contras em morar no Canadá

Se locomover entre cidades pode ser um desafio e tanto

O Canadá é o segundo maior país do mundo e grande parte dessa vasta extensão de terra é composta por áreas rurais e natureza.

Isso significa viagens longas entre os lugares, às vezes até cinco horas ou mais entre áreas povoadas, e nem sempre em estradas grandes, retas e fáceis de dirigir.

Além disso, há muitas montanhas e lagos gigantes espalhados por todo o Canadá. Então, pode ser necessário percorrer uma longa distância apenas para contornar um lago, rio ou montanha que se encontra entre você e seu destino final.

Compras à vista

Ao contrário do Brasil, onde estamos habituados a realizar compras parceladas no cartão de crédito, no Canadá, as lojas geralmente exigem pagamento à vista e não há opção de parcelamento.

Alimentação pode ser cara

Apesar de ser um dos maiores países do mundo em termos de território, grande parte do Canadá é coberta por gelo durante a maior parte do ano.

Isso reduz significativamente a quantidade de terra cultivável e resulta na necessidade de importação de uma parte substancial dos alimentos consumidos no país.

Como resultado, os produtos frescos são consideravelmente mais caros em comparação com o Brasil e não estão disponíveis em abundância.

Essa realidade leva os canadenses a adotarem o hábito de consumir muitos produtos industrializados e fast-food.

Como em qualquer mudança para um país estrangeiro, residir no Canadá apresenta tanto vantagens quanto desvantagens. Portanto, ponderar cuidadosamente esses aspectos é crucial antes de tomar uma decisão.

Aproveite que está por aqui e confira outras dicas sobre o Canadá no nosso blog.