Visto Negado

Visto negado

Não é uma notícia agradável de receber, parece que o mundo acabou, todo aquele projeto foi adiado e a pessoa precisa recomeçar a solicitação.

São várias razões de recusa dos vistos, seja ela de estudante, de trabalho ou de visitante. 

Importante é não desanimar e buscar a melhor opção para você solicitar novamente. 

Quais as opções e qual é o melhor caminho para solicitar novamente?

Passo 1

Antes de tomar qualquer decisão de qual estratégia para a reaplicação do visto, é super recomendável solicitar o documento chamado Atip ou conhecido também como GCMS notes, é um documento da qual, menciona todos os motivos da recusa do seu visto. A carta oficial de recusa que os aplicantes recebem muitas das vezes não contêm todas as informações. 

Lembre-se, o governo canadense investe em tecnologias como inteligências artificiais e cruzamentos de dados para processar pedidos de visto em grande escala, e obviamente para alguns pedidos podem resultar em recusa de visto de forma injusta. 

 

Passo 2

No site oficial o Atip demora 30 dias para responder mas isso praticamente nunca acontece, em geral demora uns 90 dias para o aplicante receber o resultado.

Nesse caso, a dúvida é, posso reaplicar sem analisar o documento? 

A resposta é sim, você pode reaplicar sem a necessidade de esperar o resultado de Atip, pois dependendo do tipo de visto você não tem tempo para esperar.  

Quais as opções? Vejam a seguir.

 

Opção A

Pedido de reconsideração (Request for reconsideration) é uma carta pedindo ao oficial de visto a revisão do seu visto recusado. A reconsideração se aplica para todos os vistos temporários recusados.

Reconsideração é identificar o suposto erro de análise feito pelo oficial de visto na sua aplicação. 

O pedido de reconsideração não tem custo e tampouco formato exato, redija de forma clara, objetiva e sempre pautado nas leis de imigração canadense.

Ideal é enviar o pedido no prazo máximo de 15 dias a partir da data da carta oficial de recusa via email onde processou o visto ou via Webform.

 

 

 

  

 

 

Opção B

A opção B é simplesmente aplicar novamente o visto, não há uma data exata para reaplicar, importante é revisar e preparar os documentos de forma mais consistente, robusta e agregar mais informações caso for preciso.

Há casos onde alguns documentos enviados na primeira tentativa pode não benéfico pois o oficial de visto teve interpretação contrária do aplicante.

 

 

Opção A ou B?

Não existe uma regra exata para saber quais das opções à optar. Segundo os dados, são aproximadamente 25% das aplicações contêm erro de análises resultando a recusa do visto.  

Nada impede que o aplicante opte as duas opções ao mesmo tempo, pois você envia o pedido de reconsideração e enquanto espera o resultado já vai estudando e preparando a aplicação novamente.

Mais dicas

O pedido de reconsideração tem índice baixo de aprovação, pois o processo é enviado via email ou webform, portanto mais sucinto e limitado. 

A recomendação é solicitar  novamente e analisar minuciosamente a nova solicitação, montar o processo de forma mais convincente comprovando a qualificação e os requisitos. 

 

Contato Expresso

Preencha o formulário expresso que nós entraremos em contato com você.

Formulário Expresso