Mudando para Canadá

Saiba mais

Depois de uma longa espera finalmente os vistos de toda família são aprovados, muita felicidade e ao mesmo tempo aquele friozinho na barriga só de pensar que vai deixar familiares, amigos e todos os bens construídos para trás. 

É recomendável que a pessoa tenha um plano estratégico para minimizar o impacto negativo que podem acontecer quando iniciar uma uma nova vida no Canadá.  

Viver em um novo país o impacto cultural existe para todos os membros da família, a adaptação e a inserção na sociedade pode ser um desafio.

Nosso objetivo é orientar e mostrar os melhores caminhos para aumentar  o sucesso de  integração social, mobilidade e a inserção no mercado de trabalho.

Dica 1.

A poucas semanas de deixar o país e você aparentemente não tem previsão exata de volta, porém você possui bens como carro, terreno, apartamento, casa e outros investimentos, a pergunta é: o que fazer com ela se não conseguir vender a tempo?  

Há vários meios, o mais conhecido é fazer uma procuração por instrumento público, via cartório, para a pessoa administrar seus bens.

A formalização deste documento confere ao outorgado poderes (gerais ou específico) de representar em órgãos oficiais. 

Dica 2.

Há coisas que são altamente recomendado antes de sair e passar um bom tempo morando no exterior ou até viver de vez fora do país, alguns exemplos são:   

  1. Seguro Viagem: não são todas as províncias que oferecem plano de saúde pública de imediato, algumas províncias exigem uma carência de 3 meses para fazer parte dela.
  2. Prescrição médica traduzida: se alguém da família precisa tomar remédio regularmente, é importante traduzir a prescrição.
  3. Cartão de crédito internacional: solicitar um cartão de crédito internacional é recomendável, tendo em vista que o CC canadense pode demorar um pouco para aprovar uma vez que a pessoa não possui histótico de consumo.
  4. Certidão de carteira de motorista: documento solicitado via Detran da qual, possui todos os dados como: data da emissão, bloqueio, ocorrências, impedimentos, categorias. Este documento traduzido pode te ajudar a economizar um bom dinheirinho com o seguro local e também ajudar a eliminar algumas etapas da sua carteira de motorista. 
  5. Declaração de uma empresa multinacional: obter uma declaração de sua ex-empresa multinacional pode te dar mais credibilidade no momento de candidatar-se a um emprego no Canadá. Não é comum solicitar mas obter esta carta é uma vantagem. 

Dica 3.

Ao chegar no aeroporto canadense o estrangeiro ainda tem a última etapa antes de entrar de fato no Canadá, que é passar pela imigração.

Lembre-se, o visto no passaporte não garante a entrada do estrangeiro ao país. O oficial de visto pode negar a sua entrada se não satisfazer os requisitos de seu visto.   

Quais as recomendações? A recomendações é que você esteja munidos de documentos pertinentes de seus respectivos vistos: 

  1. Visto de Estudante: a carta de aceitação da escola (Letter of Acceptance), comprovante de matrícula e a capacidade financeira.
  2. Visto de Visitante: bilhete aérea de ida e volta, capacidade financeira de acordo com a sua estadia, carta convite de um amigo canadense ou RP, e comprovante de reserva de hospedagem.
  3. Visto de Trabalho: bilhete aérea de ida e volta, capacidade financeira caso for chegar algumas semanas antes, contrato de trabalho e conhecimento de idiomas.
  4. Visto de imigrante de trabalhador qualificado: seu destino final sempre será a província que selecionou você como imigrante. Ex: Se imigrou para Québec, seu destino final é no Québec e não Ontario.

 

As recomendações acima não se limitam a esses documentos, cada caso é um caso, o oficial de imigração pode avaliar o estrangeiro de outras formas.

Dica 4.

Nas principais cidades canadenses existem organizações sem fins lucrativos que oferecem aos  recém-chegados cursos de inglês, matriculas das crianças, orientação sobre bancos, redigir o CV, busca de empregos, regularização de documentos, serviços de creches e muitos outros.

Participar esses eventos podem ajudar a adaptar em um novo ambiente e entender a cultura local.

 

 

 

Dica 5.

Sem a experiência profissional canadense pode ser difícil de achar um emprego da sua qualificação ou da sua área.

A recomendação é comece a trabalhar mesmo se o emprego não seja da sua área, isso vai ajudar o estrangeiro a aprimorar o idioma e aumentar o networking

 

Dica 6.

A adaptação e a inserção do indivíduo em um novo país pode pode não ser fácil para alguns, o recomeço é um desafio. 

O indivíduo, enquanto ser particular, desenvolve-se em um contexto multicultural, em que temos regras, padrões, crenças, valores, identidades muito diferenciadas. Assim, a cultura torna-se um processo de “intercâmbio” entre os imigrantes. 

Devemos conhecer a realidade cultural da sociedade para compreender suas práticas, costumes, concepções e as transformações que ocorrem
na sua vida.

A socialização na fase adulta, o indivíduo já se encontra com sua personalidade relativamente
formada, o que caracteriza certa estabilidade de comportamento. Isso
faz com que a ação dos agentes seja mais superficial e por consequência um certo grau de dificuldade.

 

Contato Expresso

Preencha o formulário expresso que nós entraremos em contato com você.

Formulário Expresso